Gripe e pneumonia são as doenças mais graves do outono; saiba como prevenir

Por Aécio Gonçalves 26/05/2018 - 07:26 hs

A gripe é uma infecção que acomete as vias respiratórias e, nesta época do ano, torna-se mais comum em razão do frio e do tempo seco. Ela ocorre quando o organismo é infectado pelo vírus Influenza. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em 2017, foram registrados 300 casos de síndrome respiratória aguda grave causados pelo vírus influenza em Minas. Destes, 50 evoluíram para óbito. 

O médico clínico geral da Unimed, José Francisco Zumpano, destaca que vacinar é a melhor maneira de evitar a forma mais grave da gripe. “Temos as vacinas contra a gripe, às vezes, não previnem a doença, mas previnem as formas mais graves”, explica. O médico ainda ressalta que quando a gripe não tem o tratamento adequado pode evoluir para quadros mais graves, um deles é a pneumonia, maior causa de mortes entre as doenças respiratórias. 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias; de 39% a 75% a mortalidade global e em aproximadamente 50% as doenças relacionadas à influenza.

Lavar as mãos 

Além das vacinas, lavar as mãos também é uma das ações mais eficazes para prevenir a gripe. “Os vírus são transmitidos pelas mãos contaminadas pelos vírus em um telefone ou maçaneta de uma porta. E essa mão foi colocada em contato com os olhos, por isso devemos lavar as mãos várias vezes ao dia. O vírus da gripe sobrevive em uma maçaneta por até dez horas e até três dias no ar. Devemos ficar distantes de pessoas doentes. Em creches e berçários, o mais indicado é manter, no mínimo, um metro de distância entre a criança gripada e a saudável”, alerta José Francisco Zumpano, médico da Unimed. 

Sintomas 

Os sintomas da gripe são tosse, mal-estar, dor no corpo, febre e dor na garganta. Já os sintomas da pneumonia são os mesmos sintomas da gripe, mas de maneira mais intensa. Eles surgem depois de quatro ou cinco dias de gripe. O catarro fica amarelado, as febres mais intensas, a imunidade reduzida e a pessoa com mais dificuldade de respirar.

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/gripe-e-pneumonia-sao-das-doencas-mais-graves